INSTITUTOS FEDERAIS DO ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS E PARÁ DISPUTAM A RODADA FINAL DO HANDEBOL

HANDEBOL FEM (2)

Nesta quarta-feira (31/08), as equipes dos Institutos Federais do Acre, Amapá, Amazonas e Pará – categorias masculino e feminino – jogaram pelos primeiros lugares no pódio dos Jogos dos Institutos Federais – etapa Norte 2016 (JIFS 2016).

A delegação masculina do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) consagrou-se campeã no handebol, com placar final de 22 a 25 contra o Instituto Federal do Pará (IFPA). Já a equipe feminina do Instituto Federal do Acre (IFAC) garantiu a medalha de prata, após disputar com o Instituto Federal do Amapá (IFAP).

HANDEBOL FEM (1)

Para a técnica da equipe feminina campeã, Tanayra Rocha, o segredo foi estender o treinamento para além das quadras. “Mais do que proporcionar lazer, nossa intenção é melhorar a vida social dos nossos atletas. Nós nunca pensamos em chegar ao Regional, mas estamos aqui. Eu nunca vi uma equipe juvenil chegar tão longe em tão pouco tempo. Por isso eu me orgulho!”, contou alegre.

Muito emocionada com a medalha de prata, a jogadora do time acreano Vitória Lopes da Silva, 17, afirma que o time focou em um jogo de cada vez. “Estamos treinando juntas a apenas um ano, ninguém acreditava que poderíamos chegar aqui! Eu me emociono ao lembrar de todo nosso trabalho nesse tempo e do esforço que cada uma dava, todos os dias, durante os treinos”, afirmou a estudante do ensino médio.

Maylani Teixeira, 17, jogadora do Amapá, também fez um balanço da final. “Para nós, chegar aqui já é uma vitória. Ainda mais porque é a nossa primeira vez defendendo o IFAP fora do Estado. Mesmo machucada, eu me senti na obrigação de jogar e dar o meu melhor”, desabafou a atleta que, desde o começo da partida, sofria com dores na coxa direita, devido uma rasgadura. O treinador responsável pelo time amapaense foi Arthur Braga, do Campus Laranjal do Jari.

Amazonas está classificado

Mantendo o favoritismo, o time amazonense de handebol garante novamente a classificação para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais. O jogo foi contra a equipe do Campus Tucuruí, do Pará.

Com placar final de apenas três pontos de diferença, a rivalidade entre os dois Estados pôde ser vista durante toda a partida, inclusive entre as torcidas, que gritavam frases rimadas de intimidação para o time adversário o tempo inteiro. Essa força incentivou os jogadores até os 19 minutos do segundo tempo, onde as duas equipes disputavam a medalha de ouro ponto-a-ponto.

A liderança ficou com os jogadores do IFAM quando faltava apenas 3 minutos para o término da competição. O placar de 25 a 22 foi comemorado com fervor pela torcida amazonense, que invadiu a quadra e levantou o goleiro Luis Polari, 16, considerado o herói da partida.

Aluno do Campus Manaus Centro do IFAM, do ensino médio integrado ao técnico em Edificações, o atleta não descarta que o apoio foi fundamental. “A cobrança compensa o esforço. Perdemos no ano passado porque não estávamos ‘em casa’. Mas dar essa vitória para a galera significa muita coisa”, finalizou orgulhoso.

HANDEBOL MASC (2)

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é o anfitrião dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFs 2016). As competições de onze modalidades encerram nesta quarta-feira (31/08), na Vila Olímpica de Manaus, Praia da Ponta Negra, Ginásio Renê Monteiro, Clube do Trabalhar (Sesi), Campus Manaus Zona Leste (CMZL) e Campus Manaus Centro (CMC).

Para mais imagens, acesse AQUI.

FOTOS E TEXTO: LUCIANO NOGUEIRA