MENINAS CONQUISTAM ESPAÇO NO FUTSAL

DSC_0514

Num esporte em que a predominância é masculina, as meninas vêm se destacando nessa modalidade que, cada vez mais, ganha espaço nas quadras poliesportivas das escolas.

O preconceito em relação às moças que praticam futsal ainda existe. Se estiverem jogando num campo somente por diversão, elas são taxadas com vários apelidos depreciativos, mas se estão representando a sua cidade, estado ou país, a situação muda.

Sempre com boas partidas, o futsal feminino foi destaque no JIFs – Etapa Norte 2016. Com exibições impressionantes que levantavam a torcida, as meninas mostraram suas forças desde a etapa preliminar do torneio. Todas com suas particularidades: umas maquiadas, outras não; de cabelo solto, outras de cabelo preso; com tiara ou não, as meninas não deixaram de serem elas mesmas pelo fato de estarem jogando um esporte que há preconceito.

Gleomara Soares, 15, do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacou que, no começo, havia bastante preconceito com as meninas que jogavam nos campos perto de sua casa, mas com o tempo, isso foi mudando. As pessoas viam que, aquelas meninas tinham potencial para representarem sua cidade jogando futsal.

Há pouco tempo, o Brasil viu as mulheres trazendo alegria no futebol para o país. Isso mostrou ainda mais que, não existe limitação de gênero, qualquer esporte pode ser praticado tanto por homem quanto por mulher.

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é o anfitrião dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFs 2016). Os campeões de cada modalidade irão competir na etapa nacional que acontecerá nos dias 4 a 9 de outubro, em Brasília (DF).

O JIFs – Etapa Norte 2016 têm o apoio da Procter & Gamble (P&G), empresa internacional de bens de consumo, como alimentos e produtos de higiene e limpeza, e da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-AM).

FOTO: ASSESSORIA IFAM

TEXTO: MATHEUS TEIXEIRA